A Comunidade Educacional Padre Anchieta – CEPAN é uma entidade existente desde 1971. Foi fundada por um padre jesuíta de nacionalidade espanhola (Pe. Tomás Feliu Amengual), com a colaboração de diversas pessoas, com o objetivo de atender crianças, adolescentes e jovens de diversas localidades do interior do estado e da capital cearense, especialmente os de maior vulnerabilidade social, que desejavam estudar além das limitações dos seus lugares de origem.
No ano 1980, foi registrada como entidade filantrópica sem fins lucrativos e de caráter educacional, cultural e assistencial, tendo como objetivo principal bem formar cidadãos para o presente e para o futuro.
Tendo atualmente sua sede situada na cidade de Trairi – CE e uma filial em Fortaleza – CE, a CEPAN atende a crianças e adolescentes em idade escolar por meio de projetos voltados às artes, ao esporte e aos estudos (sede – Trairi) e a jovens que desejam dar continuidade aos estudos e se inserir no mercado de trabalho através de projetos de acolhida e apoio estudantil (filial – Fortaleza).
Em 2017, a entidade já atendeu, através do Projeto Amanhecer de Fortaleza, a 20 jovens com idade entre 18 e 40 anos, dando-lhes assistência de moradia e alimentação para poderem realizar seus estudos e ingressar no mercado de trabalho. Neste ano, a entidade atende 17 beneficiários que estão estudando diversos níveis, em várias áreas: 1 cursa a pós-graduação, 8 cursam o ensino superior, 1 cursa o ensino superior e curso pré-vestibular, 4 fazem cursos pré-vestibular, 1 faz curso técnico e 2 cursam o ensino médio, sendo que destes há alguns que além de estudar também trabalham ou estagiam. Existem 2 beneficiários que, temporariamente, somente trabalham e 1 que somente auxilia nas atividades internas da casa, enquanto aguarda o momento certo para ingressar no mercado de trabalho ou na universidade.
A proposta da entidade é de que, além da rotina de estudos e os afazeres da profissão, os beneficiários do Projeto Amanhecer Amanhecer possam ter uma vivência comunitária entre si e entre os veteranos da instituição, onde os princípios do estudo e do trabalho sejam bem praticados em consonância com os princípios cristãos da religiosidade, da espiritualidade e do respeito e amor ao próximo. Esses princípios são vividos nas atividades internas das casa de apoio, que conta com dormitórios, cozinha, refeitório, sala de informática, biblioteca, escritório, quadra poliesportiva e áreas comuns de convivência; bem como em mutirões de limpeza e manutenção e nas ações sociais realizadas em benefício da Comunidade Local.
Das outras atividades que vêm sendo desenvolvidas, destacam-se os projetos e eventos esportivos, palestras e momentos de confraternização organizados pela entidade junto à comunidade local e a veteranos e amigos da instituição.