Relatório de Projetos e Atividades – CEPAN 2017
CONTEXTO HISTÓRICO
A Entidade (Comunidade Educacional Padre Anchieta – CEPAN) é uma entidade filantrópica sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural e assistencial. Com foco na realização de atividades ligadas ao resgate a cultura local, a arte e assistencial de proteção básica a família. Tem por objetivo, entre outros, dar condições de estudo e moradia a crianças e jovens carentes do município de Trairi, da capital e do interior do estado.
Na década de 70, com o apoio do Padre Tomás Feliu Amengual (idealizador da instituição), ele espanhol e na ocasião vigário da paróquia de Trairi, surge então, a ideia de fundação da CEPAN. O religioso após visitar as diversas comunidades do município detectou a precariedade educacional vivida pelas crianças e jovens carentes da zona urbana e rural do Município, e acreditando no potencial e vontade de estudar daquele público, surgiu à necessidade da criação de um espaço para oportunizar os jovens a uma educação e ingressá-los no mercado de trabalho. Inicialmente com ajuda de espanhóis amigos de Padre Tomás foi construído um espaço (abrigo) no terreno ao lado da casa paroquial, onde passaram a viver os estudantes que eram mantidos com doações. E no ano de 1980 a instituição foi consolidada como entidade civil sem fins lucrativos.
A Comunidade Educacional Padre Anchieta- CEPAN– tem sede própria desde o ano de sua fundação (1980) e localiza-se na zona urbana do Município de Trairi à Avenida Governador César Cals, 300 – Centro, Trairi – Ceará. Trairi situa-se no Centro Norte do Estado do Ceará, no Litoral Oeste, pertencente a região turística II do PRODETUR/CE, a uma distância aproximadamente de 121 km de Fortaleza capital do Estado do Ceará, abrange uma área de aproximadamente 924,56 km², que corresponde a 0,62% do território do Estado. Possui 48 km de extensão linear na direção norte-sul e 41 km na direção Leste-Oeste. Com uma população 51 432 hab. (IBGE/2010), e dentro dessa população, a Comunidade Educacional Padre Anchieta atende a 380 pessoas de um total de 170 famílias inscrita na instituição.
Todas as ações da entidade são realizadas em sua própria sede, o que incluir, mas não se limita a, programas de cunho social, educativo, ambiental, cultural e esportivo; para crianças, adolescentes, jovens e famílias (pais) em situação de vulnerabilidade social. As atividades atendidas pela entidade têm como eixo principal à sustentabilidade, todas as atividades realizadas no local, trabalha-se bastante o resgate a cultura local, a consciência com o meio ambiente e preservação dos recursos naturais existentes no município de Trairi.
A Entidade constrói seus projetos sociais a partir das necessidades, carências e cooperação das famílias, crianças, jovens e adolescentes, tendo como base o envolvimento, a participação, a tomada de decisão. Elas mesmas identificam as necessidades e escolhem os programas destinados a atender estas necessidades através de um Conselho de pais e uma Diretoria eleito a cada três anos. A essencialidade na realização de cada projeto social e principalmente o bem estar comum.
A administração dos programas e recursos é feito pela Diretoria da Entidade. Os pais e as crianças são orientados pela coordenação através de visitas domiciliares e reuniões, tendo em vista uma melhor atuação dos programas. O publico alvo da Entidade são crianças e adolescentes de 0 a 24 anos e famílias, de ambos os sexos sem nenhum tipo de preconceito conforme os critérios de elegibilidade.
Os programas e benefícios são extensivos às famílias e realizados visando o desenvolvimento integral, o resgate da cidadania / cultura e uma melhor qualidade de vida. Entre os programas desenvolvidos é dada uma especial atenção para a preparação profissional dos jovens desta forma, são promovidos cursos de profissionalização com o objetivo de possibilitá-los uma habilidade ou profissão.
Com esse propósito e conforme seu estatuto, a entidade sempre buscou atender a comunidade local e visitante através da promoção e preservação do registro histórico e étnico, e sempre esteve aberta e apta a proporcionar toda e qualquer forma de expressão artística e cultural através da disseminação da diversidade pacífica e sustentável de povos, raças, etnias e credos que residem na região.
Para um melhor atendimento, a entidade realiza um trabalho de desenvolvimento comunitário através de um grupo de mães voluntárias, as mesmas são capacitadas em ações básicas de saúde, educação e nutrição. Este grupo, de animadores comunitários, realiza regularmente visitas domiciliares de acompanhamento e orientação junto às famílias, apoiando os programas desenvolvidos pela Entidade.
A Comunidade Educacional Padre Anchieta procura valorizar e preservar os aspectos culturais e para isto as datas comemorativas e folclóricas é sempre celebradas dentro do programa de socialização. Além disso, a juventude é estimulada e apoiada a formar grupos de jovens para que, em grupos, discutam assuntos relacionados com a sua formação, como sexualidade, AIDS, meio ambiente, profissionalização, oficinas educativas de saúde, política de proteção dentre outros.
Os pais sempre estão apreciando as apresentações artístico-culturais feitas pelos seus filhos, participam ainda de oficinas e palestras sócias educativas e reuniões. Desde a institucionalização da entidade, sua missão foi sempre promover o desenvolvimento dos participantes sem distinção de cor, raça, religião e credo, através de propostas efetivas de promoção e proteção da vida individual e coletiva, com o apoio da família e da comunidade, para fortalecer o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida.
Neste sentido, é de comum acordo entre toda a sociedade do Município de Trairi que o papel da CEPAN como entidade fomentadora das práticas culturais e éticas é fundamental para preservação dos costumes e resgate de valores e hábitos advindos da população da região de Trairi sem perder o foco na construção de uma base sólida para as gerações futuras tenham maior acesso histórico e ao mesmo tempo ter a disposição para usufruto de todos, instrumentos tecnológicos que reproduzam as mais diversas formas de expressões artísticas.
A Instituição neste ano corrente conta com a parceria do Conselho Municipal da (CMDCA)
PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA CEPAN – 2017
I – ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS (ESCOLA MUNICIPAL DE ARTES)
Parceiro: Prefeitura Municipal de Trairi- Convênio
Período: Ano de 2017
Nº de pessoas participantes: 150 Crianças e adolescentes.
Local: CEPAN
Atividades:
-Planejamento/Reunião com a equipe de trabalho
-Formação com a equipe de funcionários
-Interação da equipe com a formadora
-Momento de partilha com a equipe de Funcionários
-Danças variadas (Crianças e adolescentes)
-Aula de violão
-Reforço escolar
-Esporte/Recreação
-Contação de histórias infantis
II – PROJETO EDUCAÇÃO E ARTE – CONSTRUINDO O CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Parceiro: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Período: Setembro a Dezembro/ 2017
Nº de pessoas participantes: 90 pessoas.
Local: CEPAN
Atividades:
Reunião com monitores
Aula de violão e apresentações
Aula de canto coral
Aula de artes
Arte na parede
Aula de karatê
III – ESCOLINHA DE FUTEBOL TURMA DO BOSQUE
Parceiro: Professor Mauro César (Voluntário)
Período: Aos domingos pela manhã/ 2017
Nº de pessoas participantes: 55 pessoas.
Local: Bosque da Cepan
Atividades:
Aula de futebol
Torneios
Campeonatos.
IV – GINÁSTICA DEMOCRÁRICA
Parceiro: Professor João Paulo (Voluntário)
Período: No período da manhã e no final da tarde
Público alvo: Mães das crianças atendidas e demais pessoas da comunidade
Número de participantes: 80 pessoas
Local: CEPAN
Atividades:
-Atividade física
-Palestras.
V – ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS – PERÍODO DA NOITE
Parceiro: Associação dos Artistas Trairienses – ADAT
Período: Ano/ 2017
Nº de pessoas participantes: 97 pessoas.
Local: CEPAN
Atividades:
-Danças
-Capoeira
-Aula de flauta e violão
VI – EVENTOS PROMOVIDOS PELA CEPAN EM 2017
-Festa das mães
-Arraiá junino
-Movimento Cepan em Ação Fortaleza e Trairi
-Torneio de Futebol de Areia (Bosque)
VII – CONSELHOS MUNICIPAIS ONDE A CEPAN TEM ACENTO:
-Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA)
-Conselho Municipal de Assistência Social
-Conselho Municipal de Habitação
VIII – BENEFÍCIOS EM PROGRAMAS:
1. Programa de Aquisição de Alimentos(PAA)
Recebimento de alimentos, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Programa Agricultura Familiar, uma vez na semana, de Agosto a Novembro/2017)
2. Programa de Aquisição de Alimento (PAA-LEITE)
Recebimento de alimentos, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, duas vezes por semana, até dezembro de 2017.
IX – Eventos Sediados pela Cepan em 2017
1. Conferência Municipal do Selo Unicef 2017-2020
Descrição do evento: A Cepan sediou e participou da Conferência
Período: junho de 2017.
Nº de pessoas participantes: 350 pessoas.
Local: CEPAN- TRAIRI-CEARÁ
2. Encontro de Bandas de Fanfarra do Vale do Curu
Descrição do evento: A Cepan sediou e acolheu as equipes
Período: 21 de Setembro de 2017.
Nº de pessoas participantes: 320 pessoas.
Local: CEPAN- TRAIRI-CEARÁ
CLIQUE AQUI PARA VER O PORTIFÓLIO CULTURAL ORIGINAL 2017
Imagens das Instalações
Imagens das Atividades