Cepan Ceará – Comunidade Educacional Padre Anchieta
Somos uma entidade filantrópica sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural e assistencial. Tem como objetivos, dentre outros, dar condições de estudo e moradia a crianças e jovens carentes de Trairi, da capital e do interior do Estado.
A CEPAN nasceu da ideia do Padre Jesuíta Tomás Feliu Amengual, que veio da Espanha para fixar morada no município de Trairi. Quando chegou aqui, no início da década de 70, para assumir a Paróquia local, percebeu que muitas crianças e adolescentes da zona rural eram forçados, pela condição de extrema pobreza que reinava no seio das famílias, a interromper de maneira precoce os seus estudos.
Profundamente angustiado com aquela situação, Padre Tomás foi levando um e outro para morar na própria Casa Paroquial. Aos poucos, foi se formando um grupo numeroso de rapazes e moças. Foi necessário, então, a obtenção de um espaço próprio.
A princípio, foi alugada uma casa na sede do município, onde passou a funcionar a primeira residência daquela que mais tarde se chamaria CEPAN. Como a cada ano continuava chegando mais jovens vindos da zona rural, aquele espaço já não era suficiente para abrigar tanta gente. Padre Tomás, então, construiu um espaço próprio, nos fundos da Casa Paroquial, já projetado para atender um número maior de jovens de ambos os sexos. Todos viviam como irmãos, norteados pelos princípios de religiosidade, vida comunitária, dedicação ao trabalho e ao estudo.
A CEPAN continuou acolhendo crianças e adolescentes de ambos os sexos, chegando a ter várias residências estudantis e desenvolver, ao mesmo tempo, vários projetos em localidades diferentes.
De 1971 a 1979 a CEPAN funcionou de maneira informal. Somente em 1980 com a sua fundação oficial é que passou a ter personalidade jurídica.
Inúmeras pessoas foram beneficiadas pela CEPAN ao longo de sua existência. É inegável o grande alcance social de seus projetos.
A entidade possui sede própria, que se localiza na zona urbana do município de Trairi, à Avenida Governador César Cals, 300 – Centro, Trairi-Ceará.
É oportuno frisar que Trairi situa-se no Centro Norte do Estado do Ceará, abrange uma área de aproximadamente 924,56 km², que corresponde a 0,62% do território do Estado. Possui 48 km de extensão linear na direção Norte-Sul e 41 km na direção Leste-Oeste.
A Comunidade Educacional Padre Anchieta – CEPAN realiza constantemente em sua sede ações e programas de cunho social, educativo, ambiental, cultural e esportivo para crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas ações e programas desenvolvidas pela entidade têm como eixo principal a sustentabilidade. Em todas as atividades realizadas no local, trabalha-se bastante o resgate da cultura local, a consciência com o meio ambiente e preservação dos recursos naturais existentes no município de Trairi.
A entidade constrói seus projetos sociais a partir das necessidades, carências e cooperação das famílias, crianças, jovens e adolescentes, tendo como base o envolvimento, a participação, a tomada de decisão.
Desde a sua fundação, a missão da Cepan foi sempre promover o desenvolvimento dos participantes sem distinção de cor, raça, religião e credo, através de propostas efetivas de promoção e proteção da vida individual e coletiva, com o apoio das famílias e da comunidade, para fortalecer o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida.
Nesse sentido, é de comum acordo entre toda a sociedade do município de Trairi que o papel da CEPAN como entidade fomentadora das práticas culturais e éticas é fundamental para preservação dos costumes e resgate de valores e hábitos advindos da população da região de Trairi, sem perder o foco na construção de uma base sólida para que as gerações se apropriem, cada vez mais, do patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, possam ter à disposição, para usufruto de todos, instrumentos tecnológicos que reproduzam as mais diversas formas de expressões artísticas.